País

Cristina Rodrigues, deputada do Chega, inocentada em caso de manipulação de emails do PAN

A deputada Cristina Rodrigues foi absolvida das acusações de envolvimento no "apagão" de emails do PAN, onde se alegou o acesso ilegítimo a dados informáticos.

15/07/2025 14:50
Cristina Rodrigues, deputada do Chega, inocentada em caso de manipulação de emails do PAN

A deputada Cristina Rodrigues, do Chega, foi hoje declarada inocente no processo relativo a um alegado "apagão informático" de emails do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), ocorrido em 2020, quando ainda era membro desse partido.

O tribunal concluiu que não havia provas suficientes para sustentar as acusações de dano e acesso ilegítimo que pesavam sobre Rodrigues, apresentadas pelo Ministério Público.

Além de Cristina Rodrigues, a ex-funcionária do PAN, Sara Fernandes, também esteve envolvida no julgamento, enfrentando acusações de dano a dados informáticos, mas foi igualmente absolvida.

A juíza responsável pelo caso afirmou que a evidência apresentada não conseguia sustentar as alegações de que as arguidas tinham agido conforme descrito na acusação.

O caso em questão girava em torno da manipulação de emails de líderes do PAN, com o MP a alegar que as arguidas tinham um plano deliberado para obstruir o acesso do partido ao conteúdo das comunicações eletrónicas. O despacho acusatório referia que foram removidas milhares de mensagens sem a devida autorização, com o intuito de prejudicar a operação política do PAN.

Nas alegações finais, o MP não solicitou uma pena específica, considerando pouco crível que alguém se desfiliaria às 10:00 da manhã de um determinado dia e alteraria um ficheiro na tarde do dia anterior.

Rodrigues, em sua defesa na primeira sessão do julgamento, negou as acusações: "Rejeito os factos que me são imputados".

#CristinaRodrigues #Justiça #DireitosPolíticos