Eleições em Nova Iorque: Quem são os principais concorrentes à Câmara Municipal?
Os cidadãos de Nova Iorque preparam-se para escolher o seu próximo líder numa eleição marcada por uma intensa competição entre um jovem democrata, um experiente candidato independente e um ativista republicano.
Os nova-iorquinos encontram-se a poucos dias de eleger o próximo autarca da metrópole, numa disputa cheia de surpresas que envolve três candidatos: um jovem democrata, um independente experiente e um republicano comunitário.
Zohran Mamdani
O deputado estadual de 34 anos, Zohran Mamdani, atraiu a atenção internacional ao vencer as primárias democratas em junho, podendo assim tornar-se o primeiro muçulmano e um defensor do progressismo declarado a governar Nova Iorque, a maior cidade dos EUA.
Filho de imigrantes indianos, Mamdani cresceu no Uganda e na África do Sul, antes de se mudar para Nova Iorque aos sete anos. Quando iniciou a sua corrida nas primárias, era um político desconhecido, mas a sua popularidade disparou devido a uma forte presença nas redes sociais e propostas que ressoaram com os eleitores mais jovens.
Ele descreve-se como um “democrata socialista”, propondo congelar rendas, tornar o transporte público mais acessível e implementar creches universais e gratuitas. Apesar do seu sólido apoio, os críticos levantam questões sobre a viabilidade das suas ideias e o atacam com base em preconceitos raciais.
Andrew Cuomo
Andrew Cuomo, de 67 anos, é um veterano político e ex-governador de Nova Iorque, que destaca a sua longa experiência desde que ajudou na campanha do pai, Mario Cuomo. Apesar de ter sido um dos nomes mais proeminentes no Partido Democrata, Cuomo renunciou após um escândalo de assédio sexual que envolveu acusacões de várias mulheres.
Agora, como candidato independente à presidência da Câmara, busca reabilitar a sua imagem política após a derrota nas primárias para Mamdani. A sua campanha centrou-se na crítica a Mamdani, a quem chamam de extremista, e nas questões de acessibilidade, criminalidade e educação pública.
Curtis Sliwa
Curtis Sliwa, um nome conhecido em Nova Iorque, é o candidato republicano e fundador do grupo de patrulhamento 'Guardian Angels'. Com 71 anos, promove uma agenda de “lei e ordem”, propondo o aumento do número de polícias na cidade. A sua campanha também foca na proteção de animais e na melhoria das condições nos bairros fora de Manhattan.
Sliwa insiste que os eleitores devem ter uma verdadeira escolha, recusando-se a retirar-se da corrida, mesmo com a expectativa de um confronto entre Cuomo e Mamdani.
Outros candidatos no boletim de voto
Além dos principais candidatos, ainda aparecem outros nomes no boletim: o atual autarca, Eric Adams, que já se retirou da corrida, e Jim Walden, um advogado independente que também abandonou a candidatura, mas cujo nome não pôde ser removido a tempo. Também na disputa estão Irene Estrada, do Partido Conservador, e Joseph Hernandez, do Partido Qualidade de Vida.