Mundo

Venezuela acolhe mais de 280 repatriados provenientes dos EUA

Na sexta-feira, a Venezuela recebeu um voo com 283 migrantes retornados dos Estados Unidos, somando mais de 16 mil registos no programa Grande Missão Retorno à Pátria.

A Venezuela recebeu na passada sexta-feira um voo com 283 migrantes repatriados dos Estados Unidos, o que eleva o total de cidadãos que regressaram ao país para mais de 16.000 através do programa Grande Missão Retorno à Pátria (GMRP).

O Ministério do Interior e Justiça (MIJ) da Venezuela confirmou a chegada, destacando que este foi o voo número 82 do GMRP, com 220 homens, 54 mulheres e 9 crianças a bordo, provenientes do Texas.

“Desde que o Plano Retorno à Pátria foi relançado em fevereiro deste ano, temos conseguido facilitar o retorno de mais de 16 mil compatriotas, num esforço do Estado para apoio aos venezuelanos que enfrentam detenções e perseguições nos EUA”, declarou o MIJ em comunicado publicado no Instagram.

Após a sua chegada, os migrantes repatriados foram sujeitos a um processo de triagem num túnel migratório, onde cada um foi entrevistado e o seu caso analisado. Em seguida, receberam assistência médica e foram acompanhados até às suas residências pelas forças de segurança.

O Governo da Venezuela reafirma o seu compromisso com a proteção e bem-estar dos seus cidadãos, assegurando um regresso seguro e o acesso aos cuidados necessários à chegada ao país, conforme destacado no comunicado.

É importante ressaltar que Washington e Caracas estabeleceram um acordo no fim de janeiro para retomar os voos de repatriamento de venezuelanos deportados pelos EUA, após uma visita à capital venezuelana do enviado especial do Presidente norte-americano, Donald Trump, Richard Grenell.

#RetornoÀVenezuela #Repatriados #SolidariedadeVenezuelana