Mundo

EUA mediadores em acordo para cessar bombardeamentos israelitas na Síria

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, revelou um entendimento que visa interromper os ataques de Israel à Síria ainda esta noite.

16/07/2025 20:25
EUA mediadores em acordo para cessar bombardeamentos israelitas na Síria

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fez um anúncio significativo nas redes sociais, onde destacou que as autoridades norte-americanas estabeleceram comunicação com todas as partes envolvidas nos recentes confrontos na Síria. “Conseguimos acordar medidas concretas que colocarão um ponto final a esta situação alarmante ainda esta noite”, afirmou o responsável pela diplomacia americana.

Este desenvolvimento surge após uma série de bombardeamentos israelitas em Damasco, onde o governo sírio atribuiu a Israel a culpabilidade por uma “escalada perigosa e por todas as consequências” das hostilidades. Foram reportados vários ataques, incluindo dois na capital síria que visaram o quartel-general das forças armadas e outro próximo ao palácio presidencial.

Além disso, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) noticiou a realização de pelo menos dois ataques aéreos israelitas na cidade de Sweida, situada no sul da Síria.

Antes do anúncio de Rubio, o governo sírio e líderes da comunidade drusa, que recebe o apoio de Israel, tinham já proclamado um novo cessar-fogo após dias de intensos confrontos que ameaçavam agravar a delicada situação política do país após a guerra.

#PazNaSíria #DiplomaciaAtiva #ConflitosNoOrienteMédio