País

Fecho da Urgência de Obstetrícia no Barreiro levanta preocupações entre utentes

Utentes do Hospital do Barreiro alarmados com o anúncio do fecho da Urgência de Obstetrícia por 10 dias, temendo um encerramento definitivo do serviço essencial na região.

há 4 horas
Fecho da Urgência de Obstetrícia no Barreiro levanta preocupações entre utentes

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro manifestou a sua preocupação após a notícia do encerramento da Urgência de Obstetrícia do hospital local por um período de 10 dias, que consideram ser um indício de um fecho definitivo do serviço.

"Hoje de manhã soubemos que a urgência estaria encerrada por 10 dias consecutivos. Este é um passo que parece estar premeditado para a extinção total desta unidade de urgência", afirmou Antonieta Fortunato, membro da comissão, à agência Lusa. "Isto é simplesmente inaceitável e temos vindo a alertar para este risco nos últimos dois anos."

O Hospital do Barreiro suspendeu temporariamente a sua Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos, conforme comunicado enviado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às corporações de bombeiros. Os utentes de quatro concelhos, Alcochete, Moita, Montijo e Barreiro, sentem-se particularmente ameaçados com esta decisão.

Segundo Fortunato, já existem três momentos que reforçam a preocupação acentuada sobre o eventual encerramento definitivo do serviço. "O primeiro foi a introdução da alternância entre as maternidades da região, que inclui o Hospital Garcia de Orta, o Hospital do Barreiro e o Hospital de Setúbal".

Além disso, "a implementação de uma chamada telefónica antes de entrar na urgência e a declaração da ministra este ano sobre o possível encerramento e a proposta de concentração do serviço apenas no Garcia de Orta indicam uma tendência preocupante que nos leva a crer que o encerramento é iminente", completou.

Para a comissão, "a supressão da maternidade no Hospital do Barreiro não é uma opção viável, quer para as grávidas e os seus bebés, quer para os utentes da Península de Setúbal".

#UrgênciaObstetrícia #SaúdePública #BarreiroEmPerigo