Google apresenta o cabo submarino Sol, que liga EUA, Bermudas, Açores e Espanha
A Google revelou o cabo submarino Sol, que unirá EUA, Bermudas, Açores e Espanha, aumentando a conectividade transatlântica e complementando o cabo Nuvem.

A Google anunciou hoje a criação do cabo submarino Sol, um sistema inovador que irá conectar os Estados Unidos, as Bermudas, os Açores e Espanha. Este projeto visa complementar o cabo Nuvem, que já havia sido apresentado em 2023, e aumentar a resiliência da infraestrutura digital transatlântica.
“O nome Sol foi escolhido em homenagem aos pontos de amarração situados em regiões com climas mais cálidos,” explicou a empresa no seu blogue. O cabo Sol representa um investimento significativo na robustez da conectividade entre o continente americano e a Europa e será fabricado na Flórida, onde será instalado um novo 'hub' de conectividade, em Palm Coast.
Este novo sistema, quando estiver completo, será o primeiro cabo de fibra ótica em operação entre a Flórida e o velho continente, aumentando a capacidade da rede de Google Cloud, que já abrange 42 regiões em todo o mundo, e respondendo à crescente procura por serviços digitais e inteligência artificial.
A Google anunciou que a parceria com a DC BLOX facilitará a instalação do cabo em Palm Coast, ao mesmo tempo que será desenvolvida uma conexão terrestre para a Cloud na Carolina do Sul.
Em solo espanhol, a Google colaborará com a Telxius para a amarração do cabo em Santander, o que melhorará ainda mais a integração da região de Madrid à sua rede global. O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, expressou o seu entusiasmo em relação a este investimento, sublinhando a importância dos Açores como um ponto estratégico para a conectividade digital na Europa.
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, reforçou que a modernização das infraestruturas de cabos submarinos é uma prioridade para o governo português, fundamental para aumentar a competitividade digital do país.
A vice-presidente da Câmara de Palm Coast, Theresa Carli Pontieri, manifestou que este desenvolvimento marca um ponto de viragem para a região, atraindo novas indústrias e potenciais investimentos. Chris Gatch, da DC BLOX, também expressou a sua satisfação em contribuir para a infraestrutura digital da Flórida, que se torna uma via crucial para as comunicações globais.
Por fim, Gema Igual, presidente do Município de Santander, e outros representantes das Bermudas e da Telxius felicitaram a Google pelo seu investimento, que promete transformar e modernizar as comunicações digitais nas regiões envolvidas.