Homem de 37 anos detido por violência doméstica fica sob vigilância eletrónica
Um homem, de 37 anos, foi preso pela GNR no Sabugal por agredir a sua ex-companheira, de 38, e vai usar uma pulseira eletrónica como medida de proteção.

No passado domingo, a GNR deteve um homem de 37 anos no concelho do Sabugal, suspeito de violência doméstica. A ação, conduzida pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Comando Territorial da Guarda, teve origem numa investigação centrada nas agressões psicológicas que a sua ex-companheira, de 38 anos, sofria.
Segundo informações do Comando Territorial da GNR da Guarda, os militares realizaram várias diligências que culminaram na detenção do suspeito, que foi constituído arguido. Após a sua apresentação no Tribunal Judicial da Guarda, o homem saiu em liberdade, mas ficará sob restrições rigorosas.
Ele está proibido de se comunicar ou aproximar da vítima, estando sujeito a um monitoramento por pulseira eletrónica num raio de quatro quilómetros em relação à sua residência, trabalho e outros locais frequentados pela ex-companheira.
A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e faz um apelo à participação da comunidade: denunciar é uma responsabilidade de todos. As denúncias podem ser feitas através do Portal Queixa Eletrónica, pelo número 112 ou no posto da GNR mais próximo.
Além disso, foram disponibilizadas aplicações como a App MAI112 e SMS Segurança, que visam facilitar a comunicação para vítimas surdas.