Homem detido na grande área do Porto por comprar conteúdos ilegais de abuso infantil
Um homem foi arrestado após ser apanhado a adquirir conteúdos relacionados com o abuso de menores online. A Polícia Judiciária recolheu evidências através do seu telemóvel.

A Polícia Judiciária (PJ), através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), efetuou a detenção de um homem na terça-feira, na zona metropolitana do Porto, suspeito de envolvimento em crimes de pornografia infantil.
De acordo com um comunicado divulgado esta quarta-feira, a detenção ocorreu após a emissão de alertas relacionados com a compra de ficheiros que continham conteúdos de abuso e exploração sexual de menores. O homem utilizou serviços de pagamento online para concretizar estas transações, evitando a partilha de informações bancárias com os vendedores.
Investigadores da PJ conseguiram reunir provas que levaram à identificação do suspeito. No telemóvel do detido foram encontrados ficheiros que comprovam a aquisição de material ilícito, assim como os recibos das transações financeiras realizadas.
O homem irá ser apresentado a um juiz para o primeiro interrogatório, onde serão impostas as medidas de coação adequadas.
Além disso, a PJ anunciou hoje a detenção de outro homem, de 24 anos, que é suspeito de ter violado um menor de 13 anos em julho numa loja em Torres Vedras. As autoridades confirmaram que o crime foi perpetrado sob ameaça de arma branca. O menor conseguiu relatar o sucedido à mãe, que o levou ao hospital, onde a violação foi confirmada por médicos.
Este suspeito também foi sujeito a prisão preventiva, após a recolha de elementos que indiciam a sua responsabilidade no crime cometido.