Mundo

Irão rejeita negociações com EUA sob condição de acabar com enriquecimento de urânio

Teerão avisa que não estão previstas negociações se Washington exigir o fim do enriquecimento de urânio, reafirmando o caráter pacífico do seu programa nuclear.

14/07/2025 19:00
Irão rejeita negociações com EUA sob condição de acabar com enriquecimento de urânio

O Irão deixou claro que as conversações sobre o seu programa nuclear não vão progredir enquanto os Estados Unidos insistirem na condição de que o país cesse o enriquecimento de urânio. Ali Akbar Velayati, conselheiro do "ayatollah" Ali Khamenei, afirmou: "Se as negociações estiverem condicionadas à interrupção do enriquecimento, tais negociações não vão ocorrer certamente."

As afirmações foram feitas em Teerão, durante um encontro com o ministro do Interior do Paquistão, Mohsin Naqvi. Poucas horas antes, o governo iraniano disse que ainda não exclui a possibilidade de um diálogo com os EUA para discutir o programa nuclear, que foi interrompido em junho após um ataque israelita, embora não tenha sido definida uma data para a reunião.

Teerão assegura que o seu programa nuclear não tem objetivos militares e destina-se a satisfazer necessidades energéticas civis. Desde abril, houve cinco rodadas de negociações nucleares mediadas por Omã, até que a situação se complicou com o ataque israelita ao Irão em 13 de junho.

A reunião planejada para 15 de junho entre Teerão e Washington foi cancelada devido à escalada do conflito. Por sua vez, o Presidente iraniano, Massud Pezeshkian, reiterou a posição do país em favor da diplomacia, afirmando: "Continuamos a acreditar que a janela para a diplomacia está aberta e seguiremos este caminho pacífico com seriedade."

#Irão #Diplomacia #Nuclear