Jornadas Pedagógicas Exploram o Potencial da Inteligência Artificial nas Escolas Profissionais
Nos últimos dias, Fátima recebeu cerca de 300 participantes nas jornadas da ANESPO, focadas na inteligência artificial como ferramenta de avanço educacional e inclusão.

A Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) organizou recentemente jornadas pedagógicas em Fátima, que contaram com a participação de aproximadamente 300 pessoas provenientes de 100 instituições de ensino em todo o país. Este evento, que ocorreu entre quinta-feira e hoje, teve como lema "o triângulo virtuoso do ensino profissional: qualificação, inovação e inclusão".
O presidente da ANESPO, Amadeu Dinis, explicou que a escolha deste período foi estratégica, permitindo uma reflexão sobre o ano letivo que terminou e a preparação para o próximo. Durante as jornadas, foram abordados três temas principais: a inteligência artificial, a implementação da avaliação por competências a partir de 2026, e a inclusão de novos alunos nas instituições.
Sobre a inteligência artificial, Dinis destacou que deve ser encarada como uma oportunidade positiva, enfatizando que "os jovens muitas vezes estão à frente dos professores", e que a IA pode auxiliar tanto na pesquisa como na seleção de fontes de informação válidas. Estas reflexões sublinham a necessidade de as escolas se adaptarem às inovações tecnológicas.
A revisão do catálogo nacional das qualificações foi outra das discussões centrais, com o presidente a considerar que este será um processo desafiante. Relativamente à inclusão, Dinis sublinhou a importância de integrar os jovens de novas nacionalidades que se juntam diariamente ao sistema educativo, afirmando que é crucial aproveitar as valências que estes novos alunos trazem.