Fama

Juan Carlos I revela tensões familiares com a rainha Letizia

No seu livro de memórias 'Reconciliación', Juan Carlos I admite um distanciamento da rainha Letizia e confessa não ter contacto com as netas, Leonor e Sofia.

No dia 5 de novembro, será lançado em França o novo livro de memórias de Juan Carlos I, intitulado 'Reconciliación'. Nesta obra, o rei emérito faz revelações sobre a sua relação com a rainha Letizia, afirmando que a ligação entre ambos é marcada por um "desentendimento pessoal" e que não tiveram uma convivência próxima.

Juan Carlos, pai de Felipe VI, afirma que "ela não ajudou a fortalecer os nossos laços familiares", sublinhando a primeira vez que, de forma pública, admitiu existir tensões que têm afetado a união da família real espanhola desde que Letizia Ortiz entrou no Palácio de Zarzuela, em 2003.

A sua declaração reflete o distanciamento da família, especialmente após a abdicação em 2014 e a sua saída de Espanha em 2020. Este momento de revelações surge em um período em que a rainha Letizia é vista como uma figura fundamental na modernização da monarquia e na imagem pública da Coroa.

Além de abordar a relação com Letizia, Juan Carlos também menciona a falta de contacto com as netas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, destacando que a última vez que as viu foi no 40.º aniversário da Constituição em novembro de 2018.

A revista Paris Match analisou as confissões do livro, descrevendo o rei emérito como um pária e criticando as dinâmicas familiares que parecem estar deterioradas. O cerne do livro revela um homem à procura de recuperar a sua voz pública enquanto se sente excluído do seu próprio país e da sua família.

Recentemente, Felipe VI, Letizia e as suas filhas estiveram presentes em Valdesoto, Siero, Astúrias, onde a localidade foi premiada como Povo Exemplar das Astúrias 2025.

#FamiliaReal #JuanCarlosI #MemoriasReais