País

Marcelo expressa pesar pela perda de António Moraes Machado, um exemplo de dedicação

O Presidente da República manifestou o seu profundo pesar pela morte de António Moraes Machado, enaltecendo a sua generosidade e serviço à comunidade de Trás-os-Montes.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu com profunda emoção à notícia do falecimento de António Moraes Machado, um "amigo" e um modelo de altruísmo. Na sua declaração, o chefe de Estado destacou a "generosidade, autenticidade e reinvenção" de Moraes Machado, que dedicou a sua vida a servir o país e as comunidades de Trás-os-Montes.

Na sua nota oficial, o Presidente lembrou o legado deixado por Moraes Machado, sublinhando o seu trabalho como médico pediatra e o seu envolvimento em missões voluntárias em África, onde cuidou de inúmeras crianças. O antigo autarca de Mogadouro também deixou uma marca indelével ao longo dos doze anos em que esteve à frente da Câmara Municipal, onde se destacou pelo seu empenho na promoção da cultura e da identidade local.

Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu as suas "mais sentidas condolências" à família e amigos de António Moraes Machado, que faleceu na sexta-feira, aos 89 anos, em consequência de uma doença prolongada, conforme confirmado por João Henriques, provedor da Misericórdia de Mogadouro.

Nascido a 10 de novembro de 1935, António Moraes Machado reformou-se aos 65 anos e dedicou-se à política local, servindo como autarca pelo PSD entre 2001 e 2013. Ele também foi um apaixonado pela cultura popular, tendo contribuído significativamente para obras como a "Monografia de Mogadouro".

#LutoNacional #LegadoDeGenerosidade #MogadouroEterno