Economia

"Marcelo Rebelo de Sousa sobre privatização da TAP: Estado e trabalhadores estão protegidos"

O Presidente da República confirmou estar ciente do processo de privatização da TAP, garantindo que o Estado e os trabalhadores mantêm a sua posição na empresa.

11/07/2025 21:35
"Marcelo Rebelo de Sousa sobre privatização da TAP: Estado e trabalhadores estão protegidos"

No decurso de uma conferência de imprensa em São Tomé e Príncipe, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que foi informado pelo primeiro-ministro sobre a privatização de 49,9% da TAP. O Chefe de Estado considera que a solução encontrada assegura tanto a posição do Estado quanto a dos trabalhadores da companhia aérea.

Questionado pelos jornalistas sobre o seu apoio a este processo, Marcelo referiu: "Em administrações anteriores, a discussão sobre a privatização já tinha surgido, e naqueles momentos, parecia ser uma opção não apenas viável, mas quase inevitável, tendo chegado a estar prestes a realizar-se."

Ele destacou que a abordagem atual salvaguarda o interesse nacional, uma vez que a participação estrangeira na TAP será minoritária, independentemente do número de candidatos envolvidos. Além disso, sublinhou a importância de encontrar uma solução que seja rápida, mas que respeite os processos adequados.

Em relação às conversas mantidas com o Governo, Marcelo confirmou que foi bem informado por Luís Montenegro, referindo que o primeiro-ministro 'foi impecável', apresentando todos os planos antes de serem submetidos ao Conselho de Ministros e divulgados ao público.

Quando questionado sobre a viabilidade de recuperar o investimento realizado na TAP, o Presidente considerou prematuro discutir números, dado o contexto internacional, sugerindo que seria preciso 'esperar para ver'. No entanto, enfatizou que a companhia aérea possui um 'valor estratégico' devido à sua localização e às rotas exclusivas que opera, como aquelas para o Brasil e África.

#PrivatizaçãoTAP #EstadoPortugal #ValorEstratégico