Marques Mendes sugere focar nas exportações para a América Latina
O candidato a presidente Luís Marques Mendes recomenda ao Governo e às empresas que procurem urgentemente alternativas às exportações para os EUA, considerando a América Latina uma opção viável.

Luís Marques Mendes, candidato às eleições presidenciais, alertou que a imposição de tarifas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos europeus pode ter um impacto negativo significativo nas empresas portuguesas que exportam para os Estados Unidos. "Se a situação se mantiver, será bastante prejudicial para a nossa economia. A melhor solução é começarmos a procurar alternativas de imediato", afirmou Mendes durante uma visita ao Festival do Pão de Mafra, acompanhado por candidatos autárquicos do PSD.
À medida que se aguardam respostas da União Europeia em relação a estas tarifas de 30% sobre bens europeus, o candidato sugeriu que o foco deve estar na exploração de novos mercados, especialmente na América Latina.
"Um dos mercados que deve ser seriamente considerado é o Mercosul, que engloba Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com os quais a União Europeia estabeleceu um acordo recente. É fundamental que este acordo seja ratificado e que exploremos as oportunidades que este mercado de 250 milhões de pessoas oferece, como uma alternativa às exportações para os EUA", explicou.
Marques Mendes sublinhou que a busca por novos mercados deve ser realizada "o quanto antes".