Mundo

Moçambique em estado de alerta por possível poluição no rio Limpopo

A Administração Regional de Águas do Sul alertou sobre riscos de contaminação no rio Limpopo. Equipas de quatro países iniciam análises para identificar poluentes.

há 4 horas
Moçambique em estado de alerta por possível poluição no rio Limpopo

A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) de Moçambique emitiu um alerta esta manhã sobre a possibilidade de contaminação das águas do rio Limpopo, que atravessa quatro nações do continente africano. A entidade, encarregue da gestão dos recursos hídricos na região sul de Moçambique, divulgou que a coloração esverdeada da água foi observada desde as áreas a montante do rio, que incluem a África do Sul, Zimbábue e Botsuana, estendendo-se até o território moçambicano.

No comunicado, a ARA-Sul sublinha que equipas de todos os países partilhando a bacia do Limpopo estão a realizar a recolha de amostras em locais estratégicos para análise em laboratórios credenciados.

O principal objetivo é identificar a origem da contaminação, que pode ser de origem industrial, algal, proveniente da mineração, efluentes agrícolas ou domésticos, bem como determinar a natureza dos poluentes, que podem incluir substâncias químicas, agentes microbiológicos, algas tóxicas e micropoluentes.

Enquanto não são publicados os resultados das análises, as autoridades moçambicanas aconselham a população a evitar o consumo directo da água do rio para qualquer uso, seja doméstico, para o consumo humano, irrigação agrícola ou abastecimento de animais. Além disso, pedem que se relatem imediatamente quaisquer anomalias observadas no rio às autoridades competentes.

#ÁguaSegura #Moçambique #PoluiçãoRioLimpopo