Nadal Roig Serralta destaca-se no Concurso Internacional de Órgão de Évora
O organista espanhol Nadal Roig Serralta foi o grande vencedor do 1.º Concurso Internacional de Órgão de Évora, com participantes de vários países em competição.

O organista espanhol Nadal Roig Serralta conquistou o grande prémio do 1.º Concurso Internacional de Órgão de Évora, conforme anunciado pela organização do evento. Esta competição foi incluída no Festival Internacional de Órgão de Évora (FIOE), que teve lugar esta semana nas igrejas de S. Francisco e do Espírito Santo.
O concurso proporcionou a oito talentosos organistas, oriundos de Itália, Espanha e Portugal, a oportunidade de se apresentarem a um júri internacional de renome, permitindo-lhes mostrar as suas habilidades e crescer artisticamente. Os jovens participantes têm idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos.
Entre os premiados, destacam-se também vários organistas portugueses. No nível básico, o 1.º prémio foi atribuído a David Penela, enquanto Sophia António ficou com o 3.º prémio. No nível médio, António Costa recebeu o 2.º prémio, e Luísa Correia alcançou o 3.º prémio. No nível superior, Alice Rocha obteve uma menção honrosa.
Organizado pela igreja de S. Francisco em colaboração com o Cabido da Sé de Évora e a igreja do Espírito Santo, o FIOE realiza-se a cada dois anos e é destinado a jovens organistas até aos 29 anos.
Os prémios monetários atribuídos totalizaram 6.550 euros, sendo que o prémio principal, destinado ao vencedor do nível superior, é de 4.000 euros, além de um concerto agendado para o próximo Ciclo do Festival, a ocorrer em Évora ou na Igreja de S. Vicente de Fora em Lisboa.
A cidade de Évora, com o seu património organístico incomparável, recuperado recentemente, pretende com este concurso promover a sua valorização e divulgação, assim como o repertório musical apropriado para os seus órgãos.