O Benfica e a Desafiante Entrada do Nice na Champions
O Nice enfrenta o Benfica na terceira pré-eliminatória e tem como objetivo a sua estreia na Liga dos Campeões. A equipa francesa, sem estrelas de renome, ambiciona surpreender.

O Nice, que vai medir forças com o Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, chega a este duelo após uma notável campanha, terminando em quarto na última edição da Liga francesa. Apesar de não contar com nomes sonantes no seu plantel, a equipa da Cote d'Azur está determinada a marcar presença na elite do futebol europeu.
Historicamente, o Nice já conquistou quatro títulos de campeão francês na década de 50 e participou na antiga Taça dos Campeões Europeus em duas ocasiões, mas nunca conseguiu passar para a fase de grupos da 'Champions', tendo sido derrotado no play-off de acesso em 2017/18.
Após um regresso às competições europeias na última temporada, onde foi eliminado na fase de grupos da Liga Europa, o Nice destaca-se pela sua abordagem coletiva e pela eficácia, mesmo sem estrelas. O plantel sofreu alterações significativas, incluindo a perda do guarda-redes polaco Marcin Bulka, mas fez contratações relevantes, como o defesa Jean-Clair Todibo, que foi vendido por 40 milhões de euros ao West Ham.
Os novos reforços Isak Jansson, vindo do Rapid Viena, e Yehvann Diouf, do Reims, são esperados para fazer a diferença, além de jovens promessas como Gabin Bernardeau e Juma Bah, este último emprestado pelo Manchester City. O experiente defesa brasileiro Dante, aos 41 anos, continua a ser uma referência, assim como o avançado costa-marfinense Evan Guessand, já com 13 golos na última temporada.
O Benfica chegará a este confronto com a confiança de quem já se mediu 39 vezes com equipas francesas, acumulando 19 vitórias, 11 empates e apenas 9 derrotas. O último embate com uma equipa francesa terminou com a eliminação do Mónaco no play-off da Champions.
Este embate marcado para 05 ou 06 de agosto, com o jogo de regresso a acontecer no dia 12, será o primeiro confronto oficial entre o Benfica e o Nice, apesar de uma vitória das 'águias' num jogo amigável em 2022.