Parceria entre Governo e Câmaras Municipais investe 8,8 milhões na recuperação do património cultural
Mais de 8,8 milhões de euros serão investidos na recuperação de vários monumentos nacionais, numa iniciativa entre o Governo e sete municípios, com a assinatura marcada para terça-feira.

No próximo dia terça-feira, às 11h00, será formalizada, no Palácio Nacional da Ajuda, uma parceria voltada para a recuperação de património cultural classificado, com um investimento inicial superior a três milhões de euros. Esta colaboração envolve o Património Cultural - Instituto Público (IP-PC), a empresa pública Estamo SA e sete municípios.
A primeira fase do projeto, anunciada pelo organismo do Ministério da Cultura, tem como objetivo abordar a intervenção urgente na reabilitação e conservação de importantes Monumentos Nacionais.
Os municípios que fazem parte desta iniciativa são Alvito, Lisboa, Melgaço, Moura, Ponte da Barca, Póvoa de Varzim e Tavira. Nesta fase inicial, os monumentos que receberão atenção incluem a Igreja Matriz de Alvito, a Capela de Santo Amaro em Lisboa, e a Igreja do Divino Salvador de Paderne, entre outros.
A cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, contará ainda com a presença de secretários de Estado das Finanças e da Administração Local.