País

Praias do Seixal e do Barreiro retomam atividade após limpeza de derrame

Após a avaliação das águas, as interdições nas praias do Seixal e do Barreiro foram levantadas, permitindo o regresso aos banhistas e a prática de atividades aquáticas.

14/07/2025 16:00
Praias do Seixal e do Barreiro retomam atividade após limpeza de derrame

No passado sábado, as restrições impostas nas praias do Seixal e do Barreiro devido a um derrame de combustível foram finalmente levantadas. As autarquias locais confirmaram que as águas estão livres de substâncias prejudiciais à saúde.

A Câmara Municipal do Seixal, em comunicado, informou que a interdição, que tinha sido aplicada no início de julho nas praias da Velha, dos Barcos e do Seixal, foi removida após um aviso da Capitania do Porto de Lisboa. Este documento corroborou que as análises realizadas, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, não revelaram a presença de poluentes.

Com o levantamento das proibições, os utentes podem novamente aceder às praias e desfrutar de atividades recreativas, embora a vigilância nas áreas afetadas pelo derrame continue. Uma informação similar foi divulgada pela Câmara do Barreiro, que também retirou as restrições nas suas praias fluviais.

A Autoridade Marítima Nacional, que originou as restrições, identificou os poluentes na água e areia na zona do Seixal, logo no dia 1 de julho, e tomou ações para conter o derrame. As bandeiras vermelhas foram hasteadas para sinalizar os perigos, alertando os banhistas para não se aventurarem na água.

Após as análises exigidas, o estado das praias foi reavaliado e considerado seguro, permitindo assim o regresso à normalidade no lazer na região.

#PraiasLiberadas #SegurançaAquática #SeixalBarreiro