Economia

Preço do petróleo Brent alcança os 70,15 dólares após ligeira subida

O valor do barril de petróleo Brent para setembro subiu 0,82%, encerrando a sessão em Londres com um preço de 70,15 dólares, apesar das preocupações comerciais.

08/07/2025 22:00
Preço do petróleo Brent alcança os 70,15 dólares após ligeira subida

O barril de petróleo Brent, referência no mercado europeu, registou hoje uma valorização de 0,82%, fechando as transações no Intercontinental Exchange em 70,15 dólares. Este aumento representa uma diferença de 0,57 dólares face aos 69,58 dólares do dia anterior.

O petróleo do Mar do Norte ultrapassou assim a barreira dos 70 dólares, atingindo o máximo em duas semanas, mesmo com as pressões negativas oriundas de inquietações sobre o comércio dos Estados Unidos e um aumento de produção por parte da OPEP+ que superou as expectativas para agosto.

Segundo o analista Fawad Razaqzada, da StoneX, a atenuação dos receios em relação à procura de petróleo bruto e a inflação inferior ao antecipado são fatores que contribuíram para esta subida. "A inflação não recuperou conforme esperado após o aumento das tarifas, levando muitos bancos centrais a reduzirem as taxas de juro", explicou o analista em seu boletim semanal.

Adicionalmente, esta semana o Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu prolongar até 01 de agosto as negociações tarifárias, que estavam agendadas para terminar esta quarta-feira, já que os acordos com parceiros como a União Europeia ainda não foram concluídos.

Trump também anunciou a aplicação de tarifas de 50% sobre as importações de cobre, indicando uma intensificação da sua guerra comercial que poderá afetar outros setores, como o da saúde, semicondutores, entre outros metais.

#PetróleoBrent #MercadoFinanceiro #GuerraComercial