Preparação do Euro Digital: BCE Escuta Necessidades dos Utilizadores
O BCE divulga o terceiro relatório sobre o euro digital, com foco nas exigências dos utilizadores após testes realizados por 70 participantes do mercado.

O Banco Central Europeu (BCE) está empenhado em fazer com que o euro digital atenda às expectativas dos utilizadores finais. Para isso, cerca de 70 entidades do mercado participaram em testes técnicos que avaliaram funcionalidades importantes nos pagamentos.
Hoje, o BCE lançou o terceiro relatório intercalar sobre o processo de desenvolvimento do euro digital, iniciado em novembro de 2023, que serve de base para o futuro lançamento da moeda digital.
O BCE está progressivamente a trabalhar na elaboração de um conjunto de normas que visam harmonizar os pagamentos em euros digitais na zona euro. Neste contexto, o feedback obtido de representantes do setor de pagamentos de retalho é fundamental.
"Estamos satisfeitos com os avanços que estamos a fazer e com o compromisso de acelerar o processo em resposta aos apelos dos líderes da União Europeia", afirmou Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva do BCE. "Dada a atual conjuntura geopolítica e económica, promovemos um ritmo legislativo ambicioso", acrescentou Cipollone, que lidera o grupo de trabalho sobre o euro digital.
O BCE tem também intensificado as iniciativas de investigação e testes com diferentes grupos de utilizadores, com o objetivo de garantir que a nova moeda digital seja acessível e atenda a diversas necessidades. Assim, o banco mantém um diálogo próximo com pequenas empresas, consumidores em situação de vulnerabilidade e comunidades sub-representadas, por meio de entrevistas e colaborações com associações de consumidores.
Além disso, o BCE tem oferecido apoio técnico às instituições europeias e mantém os ministros das Finanças informados através do Eurogrupo e do Parlamento Europeu. Os resultados dos trabalhos em curso serão apresentados no terceiro trimestre de 2025.