PS solicita esclarecimentos sobre reabertura da Linha da Beira Alta
A deputada Aida Carvalho questiona o Governo sobre a reabertura da Linha da Beira Alta e reforça a importância de um calendário eficaz e da qualidade nos serviços ferroviários.

A deputada do Partido Socialista, Aida Carvalho, eleita pelo círculo da Guarda, dirigiu hoje uma solicitação ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para obter detalhes sobre a reabertura da Linha da Beira Alta.
Aida Carvalho questionou: "Qual é, até à data presente, o calendário oficial e atualizado para a reabertura integral da Linha da Beira Alta?" O seu pedido conta com o apoio de outros deputados, incluindo José Carlos Barbosa, Frederico Francisco, André Pinotes Batista, Hugo Oliveira, Humberto Brito, Marina Gonçalves e Pedro Coimbra.
A deputada recordou que, em dezembro de 2024, o ministro havia prometido que a reabertura total da linha ocorreria "no primeiro trimestre de 2025" e indagou sobre as razões que levaram ao não cumprimento desse prazo.
Adicionalmente, Aida Carvalho questionou quais os obstáculos específicos que ainda impedem a reabertura completa da linha, especialmente entre os troços de Mangualde e Pampilhosa. Também expressou interesse em saber se o Governo mantém o compromisso de que a Linha da Beira Alta, após a reabertura, "estará devidamente equipada para satisfazer as exigências do transporte internacional de mercadorias".
Sobre o transporte de passageiros, a deputada enfatizou que a CP deve desenvolver um serviço "ambicioso", que atenda às reais necessidades da região, promovendo uma maior frequência, mais opções e melhor qualidade no serviço, para garantir uma mobilidade mais acessível e eficiente.
Ainda, Aida Carvalho destacou a importância de considerar uma conexão ferroviária direta entre Lisboa e Porto através das Beiras, valorizando as cidades e populações do interior, que tradicionalmente têm menos acesso às infraestruturas nacionais.
Na questão enviada ao ministro, a deputada lembrou que a modernização da Linha da Beira Alta, que se estende por 193 quilómetros entre Pampilhosa, no distrito de Coimbra, e Vilar Formoso, no distrito da Guarda, é um dos projetos mais significativos de Portugal.
Este projeto, integrado no Corredor Internacional Norte, prevê um investimento de aproximadamente 500 milhões de euros para fortalecer a ligação ferroviária entre o litoral e o interior e melhorar a conexão com Espanha.
A obra abrange a renovação total da infraestrutura ferroviária, remoção de passagens de nível, reabilitação de estações, construção de variantes e a implementação de sistemas de sinalização modernos.
Um dos destaques deste projeto é a construção da Concordância da Mealhada, que encurtará o percurso entre Lisboa e Porto. Contudo, Aida Carvalho mencionou que a execução do projeto tem enfrentado dificuldades de ordem técnica, contratual e logística, resultando em desvios significativos em relação ao cronograma previamente estabelecido.
Desde abril de 2022, a circulação ferroviária na linha está suspensa, embora os troços Mangualde-Celorico da Beira, Celorico da Beira-Guarda e Guarda-Vilar Formoso tenham sido reabertos recentemente.