Queda do euro em relação ao dólar e à libra
Em Lisboa, a moeda europeia desvalorizou-se ligeiramente, abaixo dos 1,16 dólares, apesar de indicadores económicos positivos na zona euro que rapidamente perderam impacto.

Lisboa, 15 de julho de 2025 (Lusa) -- O euro deslizou ligeiramente contra o dólar, fixando-se em 1,1597 dólares às 18 horas (hora de Lisboa), em comparação com os 1,1663 dólares registados na segunda-feira à mesma hora.
A moeda europeia também registou uma descida em relação à libra esterlina, embora tenha conseguido uma ligeira valorização frente ao iene japonês.
O Banco Central Europeu (BCE) apontou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1665 dólares.
Recentemente, os preços ao consumidor nos Estados Unidos aumentaram 2,7% em junho em comparação ao ano anterior, superando o crescimento de 2,4% em maio, de acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA.
A confiança dos investidores na Alemanha presenciou uma melhoria em julho, impulsionada pela expectativa de um possível acordo comercial entre os EUA e a União Europeia, apesar da incerteza persistente nas relações comerciais globais.
A produção industrial na zona euro subiu 3,7% em maio, enquanto na União Europeia o aumento foi de 3,4%, segundo dados do Eurostat divulgados hoje.
O anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a implementação de tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia e do México, a iniciar em 01 de agosto, gerou ainda mais volatilidade no mercado.
Embora a possibilidade de um acordo comercial tenha elevado momentaneamente o apetite pelos euros, a moeda europeia não conseguiu sustentar essa valorização posteriormente.