Restaurante no Dubai terá IA a comandar a cozinha
O WOOHOO, a abrir em setembro, integra a inteligência artificial no seu serviço, com o 'Chef Aiman' a criar menus que serão aperfeiçoados por cozinheiros humanos.

Ao longo dos últimos anos, a Inteligência Artificial tem-se infiltrado em diversos sectores, e agora um restaurante no Dubai promete fazer da tecnologia uma parte crucial da experiência gastronómica.
O WOOHOO, situado no núcleo do Dubai, está prestes a inaugurar em setembro e aposta na inovação com a sua 'chef' de IA, conhecida como 'Chef Aiman'. Esta avançada IA não só terá a responsabilidade de elaborar o menu, como também de desenhar a atmosfera e o serviço do espaço.
Ahmet Oytun Cakir, um dos fundadores do WOOHOO, partilhou com a Reuters que o 'Chef Aiman' foi desenvolvido a partir de dados sobre composição molecular e estudos na área da gastronomia. O objetivo é combinar ingredientes de forma a proporcionar experiências de sabor únicas, tendo em conta fatores como textura e acidez para transformar cada prato em algo extraordinário.
Ainda que a criação inicial dos pratos seja feita pela inteligência artificial, haverá sempre a intervenção de chefs humanos, que irão ajustar e aprimorar as receitas, assegurando que o toque humano esteja presente e que a experiência seja ainda mais genuína.
“A cozinha humana permanecerá intacta, mas acreditamos que o 'Aiman' poderá inspirar e impulsionar novas ideias e criatividade”, concluiu Oytun Cakir.