Mundo

Tufão Wipha leva à evacuação de mais de 660 mil pessoas no sul da China

O tufão Wipha, classificado como uma das tempestades mais poderosas do ano, causou a evacuação de quase 670 mil pessoas na província de Guangdong, com restrições em várias áreas e danos significativos.

há 10 horas
Tufão Wipha leva à evacuação de mais de 660 mil pessoas no sul da China

O tufão Wipha atingiu, neste domingo, a cidade de Taishan, localizada na província de Guangdong, no sudeste da China, resultando na evacuação de 669.162 cidadãos e na implementação de medidas de emergência em diversas localidades.

Conforme reportado pelo Centro Meteorológico Nacional da China, este é o sexto tufão do ano no país, tendo chegado à costa de Guangdong às 17:50 (10:50, hora de Lisboa) com ventos que alcançavam os 33 metros por segundo.

Após o impacto inicial, o Wipha perdeu algum vigor e foi reclassificado como uma tempestade tropical severa, de acordo com a estação estatal CCTV.

As cidades de Zhuhai, Yangjiang, Jiangmen e Maoming, juntamente com 15 vilas, ativaram a resposta de emergência de nível um, a mais elevada do sistema chinês para lidar com esse tipo de situações.

A partir da manhã de domingo, Zhuhai e Yangjiang suspenderam todas as atividades escolares, comerciais e de transportes, e as autoridades chinesas também anunciaram a paralisação de várias linhas ferroviárias entre domingo e hoje devido ao impacto da tempestade.

Na região semiautónoma de Hong Kong, foi emitido o alerta de tempestade mais elevado, com ventos que superaram os 167 quilómetros por hora. O fenómeno provocou chuvas torrenciais, cancelou mais de 200 voos e deixou pelo menos 30 feridos, conforme o South China Morning Post.

Macau também se preparou para o impacto, emitindo o sinal 10 de tempestade tropical no domingo, quando o Wipha se encontrava a cerca de 60 quilómetros do território.

As previsões meteorológicas indicam que o Wipha deverá atravessar de leste para oeste a costa ocidental de Guangdong e entrar no golfo de Beibu hoje, seguindo em direção à costa nordeste do Vietname.

Especialistas do jornal estatal Global Times alertaram que o tufão poderá atingir a terra mais de uma vez em Guangdong, aumentando o risco de ventos intensos e chuvas pesadas.

O Wipha é já o sexto tufão a afetar a região nesta temporada. Anteriormente, em julho, o tufão Danas atingiu a província de Zhejiang, causando pelo menos dois mortos e ferindo centenas em Taiwan.

#TufãoWipha #DesastreNatural #EmergênciaChina