União Europeia Reitera Compromisso com a Ucrânia e Nova Liderança
A UE congratula Yulia Svyrydenko pela sua nomeação como primeira-ministra da Ucrânia e reafirma a sua dedicação em apoiar o país na resistência contra a invasão russa.

A União Europeia parabenizou hoje Yulia Svyrydenko pela sua recente nomeação como primeira-ministra da Ucrânia, destacando a continuidade do apoio europeu na luta do país contra a agressão russa.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou suas felicitações nas redes sociais: "Querida Yulia Svyrydenko, parabéns pela nomeação. Estamos totalmente ao seu lado na sua batalha pela sobrevivência da Ucrânia e na construção de um futuro na União Europeia".
Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, também manifestou confiança no fortalecimento do apoio da UE, afirmando: "A primeira-ministra pode estar descansada de que o nosso compromisso só vai aumentar. A liberdade, a democracia e um futuro europeu comum são fundamentais".
Hoje de manhã, o parlamento ucraniano escolheu Yulia Svyrydenko como a nova chefe de governo, após o anúncio de uma reforma ministerial feita pelo Presidente Volodymyr Zelensky. Svyrydenko, que até então era vice-primeira-ministra responsável pela Economia, sucedeu Denis Shmyhal, cargo que ocupou desde 2020. Com uma idade de 39 anos, Svyrydenko destaca-se como uma 'figura-chave' nas negociações que resultaram em acordos importantes com os Estados Unidos relacionados com recursos minerais.
A nomeação de Svyrydenko simboliza uma nova geração de líderes dispostos a guiar a Ucrânia em tempos de conflito e desafios.