Fama

Vanda Miranda Recorda a Infância e o Estilo que Levava para a Escola

A locutora Vanda Miranda é a estrela da rubrica 'Quando Era Pequenino' e rememora momentos marcantes da sua juventude e as memórias que a moldaram.

há 4 horas
Vanda Miranda Recorda a Infância e o Estilo que Levava para a Escola

Pensou em Vanda Miranda? Sim, a locutora é a convidada desta edição da rubrica 'Quando Era Pequenino' do Fama ao Minuto.

Natural da Moita, Vanda Miranda começou a sua jornada no mundo da rádio na adolescência, através da Rádio Clube da Moita, tendo dado os seus primeiros passos profissionais na Super FM. A sua carreira em Lisboa começou na Energia e, ainda na juventude, ingressou na Rádio Comercial, onde permaneceu durante vários anos.

Vanda fez parte da icónica equipa das 'Manhãs da Comercial', juntamente com Pedro Ribeiro, Nuno Markl e Vasco Palmeirim. O humorista Ricardo de Araújo Pereira e o comediante César Mourão também se juntaram à equipa ao longo do tempo.

Em 2016, a locutora decidiu mudar de ares e deixou a Rádio Comercial para se juntar à M80, sendo substituída por Vera Fernandes, que continua nas 'Manhãs da Comercial' até hoje. Vanda, por sua vez, lançou-se com entusiasmo na nova fase na M80.

Recentemente, em conversa com o Notícias ao Minuto, Vanda partilhou que "não sente saudades" da rotina de acordar cedo para as 'Manhãs da Comercial'. "Acordar muito cedo traz um ar cansado e menos horas de sono", diz, acrescentando que agora se sente "mais fresca e cheia de energia" do que quando se levantava às cinco e meia da manhã. Apesar disso, recorda com carinho os momentos passados nas manhãs da rádio.

No formato 'Quando Era Pequenino', Vanda Miranda revê algumas memórias da sua infância. O seu prato favorito dessa época eram lulas recheadas, confecionadas pela sua mãe. Curiosamente, hoje esse prato não é o seu preferido, mas na infância adorava-o. Por outro lado, coisas como esparregado eram do seu desagrado, mas agora é uma fã da iguaria.

Quando questionada sobre a pessoa que mais admirava, Vanda revela que o seu pai continua a ser uma grande inspiração na sua vida. As férias de infância que mais a marcaram aconteceram na zona da Troia e da Comporta, locais que, na sua juventude, eram acessíveis a todos. As memórias dessas férias em família continuam vivas, especialmente pelas brincadeiras com primos da mesma idade.

Sobre um dia que gostaria de reviver, Vanda menciona com entusiasmo um momento da adolescência: "Quando o meu pai me ofereceu uma mota. Tinha um grande estilo a chegar ao liceu. Era divertida e essa confiança do meu pai significou muito para mim". Embora hoje em dia não se atrevesse a oferecer uma mota aos seus filhos, considera que foi uma das melhores memórias da sua juventude.

Ao ser questionada sobre as inseguranças da infância, Vanda reflete que se tivesse a oportunidade de voltar atrás, diria à pequena Vanda para ter calma, pois tudo acabaria por correr bem. Ela reconhece que é natural sentir insegurança, mas oferece uma visão de que, com o tempo, as coisas mudam e se tornam mais claras.

#VandaMiranda #MemóriasDeInfância #RádioComercial