Mundo

Venezuela e Irão unem-se na produção de cabos de fibra ótica em Caracas

As autoridades venezuelanas e iranianas anunciaram a instalação da Venefibra, uma nova fábrica de cabos de fibra ótica, fortalecendo as telecomunicações na Venezuela.

há 10 horas
Venezuela e Irão unem-se na produção de cabos de fibra ótica em Caracas

As autoridades da Venezuela e do Irão revelaram a criação da Venefibra, uma fábrica dedicada à produção de cabos de fibra ótica, que será instalada em Caracas com apoio técnico de Teerão. O anúncio foi realizado pelo governador do estado de La Guaira, José Alejandro Terán, numa transmissão da televisão estatal, durante a receção das matérias-primas necessárias para a nova unidade fabril.

O evento decorreu no Porto Marítimo de La Guaira e contou com a presença de importantes figuras, como o embaixador do Irão na Venezuela, Ali Chegini, o presidente do Centro de Dados Modernos (MDC), Ali Kianpour, e o chefe da Zona Económica Especial de La Guaira, Marcos Meléndez.

A iniciativa surge como resultado de um acordo firmado em setembro, que visa promover o sector das telecomunicações no país latino-americano. Até ao momento, não foram divulgados detalhes acerca da capacidade de produção da nova fábrica ou do cronograma para o seu funcionamento.

O acordo, segundo informações do diário El Nacional, foi selado durante a II Feira Internacional de Telecomunicações da Venezuela. Em junho, o presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baquer Qalibaf, visitou a Venezuela para estreitar laços e fomentar cooperação bilateral.

Durante essa visita, foram apresentados vários projetos, incluindo a instalação da nova fábrica de fibra ótica e a criação de uma sala de tratamento com máquinas de hemodiálise equipadas com tecnologia iraniana. Além disso, foi anunciada a formação de um Centro Científico Irão-Venezuela, que se centrará no intercâmbio tecnológico e comercial.

#Venezuela #Irão #Tecnologia