"Ventura promete anunciar 'governo sombra' antes do regresso ao Parlamento"
O líder do Chega, André Ventura, adianta que revelará os nomes do seu "governo sombra" antes do reinício da atividade parlamentar, previsto para 17 de setembro.

André Ventura, presidente do Chega, afirmou hoje que está em fase de conclusão da seleção dos membros do seu "governo sombra". Em declarações na Assembleia da República, após o debate sobre o estado da nação, Ventura reiterou a sua intenção de apresentar a equipa antes do retomar dos trabalhos parlamentares a 17 de setembro.
"Estou a ultimar os convites. Já fiz algumas escolhas, mas ainda é necessário finalizar algumas áreas. Espero ter o executivo pronto nas próximas semanas", declarou Ventura, sublinhando a importância de iniciar a nova sessão legislativa com uma estrutura que possa fiscalizar as ações do Governo em curso.
Questionado sobre a certeza da apresentação do "governo sombra" antes do reinício do Parlamento, Ventura brincou: "Nem que Jesus voltasse à terra conseguiríamos apresentar o governo sombra antes do começo desta nova fase".
O líder do Chega comentou ainda que a composição da sua equipa será mais reduzida do que a do atual governo, mas prometerá nomes de qualidade superior. Recorde-se que, logo após as eleições legislativas de maio, Ventura revelou que planeava criar um governo alternativo, elaborado com uma significativa participação de figuras externas ao partido.
Em entrevistas posteriores, o presidente do Chega clarificou a sua visão para a equipa, afirmando que serão convidadas personalidades da sociedade civil com experiência em áreas-chave como saúde, habitação e economia. Este movimento visa preparar uma alternativa sólida que, se necessário, esteja pronta a assumir o leme do país.
No entanto, apesar de ter sido anunciado há meses, até ao momento, o "governo sombra" permanece por revelar.