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Volkswagen ID.3 supera teste de resistência com mais de 160 mil quilómetros

O Volkswagen ID.3 passou por um rigoroso teste de resistência, mantendo 91% da capacidade da bateria após 160.000 km. A meta agora é atingir os 250.000 km.

há 8 horas
Volkswagen ID.3 supera teste de resistência com mais de 160 mil quilómetros

O Volkswagen ID.3 passou por um exigente teste de resistência que se estendeu por quatro anos e mais de 160.000 quilómetros no Test and Technology Centre em Landsberg am Lech, na Alemanha. Este é um marco para o modelo, que agora tem como objetivo atingir os 250.000 km no mesmo teste.

De acordo com um relatório do ADAC, a bateria do ID.3 Pro S, com uma capacidade líquida de 77 kWh, manteve 91% da sua capacidade original, superando a garantia da Volkswagen que estipula pelo menos 70% após oito anos ou 160.000 km.

O teste foi rigoroso, utilizando estações de carregamento rápido em mais de 40% das vezes, permitindo assim a realização de 160 mil quilómetros rapidamente. Os engenheiros, diferentemente das recomendações, optaram por realizar o carregamento da bateria com 100% de capacidade após os test drives.

Durante os intervalos dos testes, a condição da bateria e do veículo foi frequentemente avaliada pelos técnicos do Bavarian Test and Technology Centre, com apenas duas revisões ocorrendo após 74.271 km e 176.604 km.

Conforme o ADAC, o ID.3 se mostrou apto para longas distâncias, embora tenha sido observado que o carregamento da bateria em temperaturas mais baixas demora consideravelmente mais do que durante o verão.

A autonomia do veículo é considerada em torno dos 400 km, com o consumo médio em ciclo ADAC Ecotest a registrar 18,3 kWh para cada 100 km após 172.000 km percorridos, atribuindo-se melhorias à nova versão do software.

Em termos de robustez, o teste revelou um chassis resistente com poucos sinais de desgaste. Um para-brisas rachou após 23.495 km e um eixo de transmissão apresentou problemas ao atingir cerca de 55.000 km. Também foram identificados problemas com uma antena de GPS e falhas no sistema de estacionamento dianteiro devido a danos de uma pedra.

Aos 158.000 km, o ID.3 teve dificuldades para ligar em duas ocasiões. Após a substituição da bateria e uma atualização do software 3.7, não ocorreram mais falhas, embora tenha havido a necessidade de reparar o mecanismo de abertura da porta traseira, que custou 227 euros.

O ADAC considerou os resultados do teste positivos, elogiando o ID.3 como "um prazer de conduzir no dia a dia", devido à qualidade das suas baterias e a componentes como o chassis, direção e bancos, proporcionando uma experiência confortável em viagens longas e uma condução dinâmica na cidade.

O ADAC não se detém por aqui, continuando a realizar testes com o objetivo de aumentar a quilometragem do Volkswagen ID.3 até aos 250.000 km.

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