Mundo

Acordo de troca permite devolução de corpos entre Israel e Hamas

Israel restituí 30 corpos palestinianos ao Hospital Nasser em troca de restos mortais de dois reféns israelitas, conforme um acordo estabelecido no contexto do cessar-fogo.

Hoje, Israel procedeu à entrega de 30 corpos de palestinianos ao Hospital Nasser, localizado em Khan Yunis, como parte de um acordo que também incluiu a devolução de restos mortais de dois reféns israelitas, conforme noticiado pela agência AFP.

Ao todo, em resposta a 15 corpos israelitas, foram devolvidos 225 corpos palestinianos, segundo os termos do cessar-fogo que está em vigor desde 10 de outubro. Além disso, o Hamas também devolveu os restos mortais de dois reféns de nacionalidades diferentes, um tailandês e um nepalês.

No que diz respeito aos reféns israelitas, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou que os restos mortais eram de Sahar Baruch e Amiram Cooper, que foram capturados durante o ataque do Hamas em 7 de outubro, um evento que culminou na atual guerra entre Israel e este grupo militante.

As Brigadas Al-Qassam, o braço armado do Hamas, comunicaram que recuperaram os corpos dos dois reféns na terça-feira e tinham a intenção de devolver um deles. Contudo, a entrega foi adiada devido a um bombardeamento israelita sobre a Faixa de Gaza, ocorrendo na tarde até a madrugada de quarta-feira.

Vale a pena notar que em ocasiões anteriores, o Hamas já havia devolvido corpos que não estavam associados a quaisquer reféns em seu poder. O incidente mais recente ocorreu na noite de segunda-feira, quando a milícia entregou os restos mortais de um homem cujo corpo tinha sido removido do enclave em 2023 pelo Exército israelita.

Esta situação, juntamente com a maneira como a descoberta do corpo foi tratada pelo Hamas e a morte de um soldado israelita em um alegado ataque pelo grupo no sul da Faixa de Gaza, motivou Israel a realizar bombardeios na terça-feira, resultando em 110 mortes, incluindo muitas mulheres e crianças, o que gerou condenações por parte da ONU.

#Cessarfogo #TrocaDeCorpos #ConflitoIsraelGaza