Reformado detido por um mês após promover meme controverso sobre Charlie Kirk
Larry Bushart, 61 anos, passou cinco semanas na prisão por partilhar um meme sobre um tiroteio escolar, coincidindo com a homenagem ao ativista conservador Charlie Kirk.
Larry Bushart, um polícia reformado de 61 anos proveniente do Tennessee, nos EUA, esteve detido durante mais de um mês na prisão do Condado de Perry. A sua prisão ocorreu a 21 de setembro, resultante da partilha de um meme no Facebook relacionado com a morte do ativista conservador Charlie Kirk.
A publicação feita por Bushart continha uma citação do presidente Donald Trump, que dizia "temos de resolver isto", em referência a um tiroteio numa escola chamada Perry High School, no Iowa, em 2024, e o ex-polícia acrescentou que "isto parece apropriado hoje". A partilha gerou grande apreensão, uma vez que coincidiu com uma vigília organizada pelos habitantes do Condado de Perry em homenagem a Charlie Kirk, um nome que lembra o local onde ocorreu o tiroteio.
O xerife do Condado de Perry, Nick Weems, relatou que, embora muitos dos "memes de ódio" de Bushart fossem formas legítimas de expressão, a publicação sobre o tiroteio foi especialmente perturbadora para a comunidade, levando a temores de uma ameaça real à segurança escolar. "Os investigadores acreditam que Bushart tinha plena consciência do medo que a sua publicação iria causar e procurou intencionalmente criar histeria na comunidade", comentou Weems.
Bushart foi preso após recusar-se a eliminar o post, com uma fiança fixada em dois milhões de dólares. As gravações da 'bodycam' de um dos agentes que o deteve revelam Bushart confuso, questionando a acusação de "ameaça de violência em massa numa escola". Em resposta a um agente, ele disse: "Talvez eu tenha sido um idiota, mas... isto não é ilegal".
Ao ser libertado, Bushart expressou à rádio local WOPC a sua alegria por estar de volta a casa, reiterando que não desejava ser o centro das atenções. Desde então, o seu advogado, Joshua Phillips, informou ao Washington Post que Bushart está a considerar processar as autoridades.
Sobre Charlie Kirk, é importante mencionar que ele, com 31 anos, foi o fundador da Turning Point USA, uma organização dedicada ao ativismo conservador nas universidades. Nascido em Arlington Heights, um subúrbio de Chicago, Kirk destacou-se como uma figura influente dentro do movimento jovem conservador próximo de Donald Trump, até ser tragicamente assassinado no dia 10 de setembro durante um evento na Utah Valley University.