País

Alerta de incêndio: 40 concelhos em risco crítico nos distritos portugueses

O IPMA alerta para o elevado risco de incêndio rural em mais de 40 concelhos, com previsões a manterem-se até sexta-feira.

há 6 horas
Alerta de incêndio: 40 concelhos em risco crítico nos distritos portugueses

Hoje, mais de 40 concelhos, situados nos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro, encontram-se em situação de perigo máximo de incêndio rural, segundo informações divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Além disso, a maioria dos restantes concelhos de um total de 18 distritos tem o nível de perigo classificado como muito elevado ou elevado.

O IPMA estima que este elevado risco se prolongará pelo menos até à próxima sexta-feira em vários distritos. O perigo de incêndio é classificado em cinco níveis, que vão desde reduzido a máximo, e é calculado tendo em conta a temperatura atmosférica, a humidade relativa, a intensidade do vento e a precipitação registada nas últimas 24 horas.

Conforme indicado no site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), já se contabilizam 3.102 ocorrências de incêndio desde o início do ano, afetando uma área total de 8.328 hectares em regiões rurais.

Em face das condições climatéricas, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Bragança e Vila Real, que se manterá em vigor até às 21:00 de hoje. Este aviso é emitido quando há risco para atividades que dependem das condições meteorológicas.

Para hoje, as previsões para o continente indicam um céu pouco nublado ou limpo, com possibilidade de nebulosidade matinal ao longo da costa e uma descida das temperaturas máximas, exceto para a região nordeste transmontana e para o Algarve.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 16 graus Celsius (em Leiria e Bragança) e 21 graus (em Castelo Branco), enquanto as máximas ficarão entre 22 graus (em Viana do Castelo) e 36 graus (em Beja, Castelo Branco e Bragança).

#PerigoIncêndio #ClimaEmAlerta #SegurançaRural