Alerta para Incêndios: Mais de 120 Concelhos em Perigo Máximo
O IPMA emite alerta de risco máximo de incêndio para mais de 120 concelhos do interior e Algarve, com condições meteorológicas preocupantes.

Mais de 120 concelhos, especialmente nas regiões do interior Norte e Centro de Portugal, assim como no Algarve, enfrentam hoje um risco máximo de incêndio, conforme indicam os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Todos os municípios do distrito de Bragança estão sob alerta máximo, acompanhados pela maioria dos concelhos de Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Para além destes, várias outras localidades em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Portalegre, Beja e Faro também estão a atravessar esta grave situação.
A área do Alentejo apresenta, em grande parte, um risco muito elevado, afetando também diversos municípios nos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo.
No que toca a riscos elevados, cerca de 60 concelhos dos distritos mencionados estão igualmente incluídos. Em contraste, aproximadamente 20 municípios, na sua grande maioria localizados junto à costa, encontram-se sob um risco moderado.
O sistema de avaliação do IPMA classifica o risco de incêndio em cinco níveis, do reduzido ao máximo, sendo que este último é acionado quando surgem condições meteorológicas adversas, como altas temperaturas e umidade reduzida, que elevam o perigo de ignição e propagação de fogo.
Desde o dia 02 de agosto, Portugal está em estado de alerta devido ao risco de incêndio rural. Até à data, arderam cerca de 63.247 hectares de floresta, metade dos quais nos últimos 21 dias, e registaram-se 5.963 incêndios, sobretudo nas zonas do Norte e Centro.
Para hoje, o IPMA prevê uma ligeira descida da temperatura no Sul do país, enquanto que nas regiões Norte e Centro as máximas devem sofrer uma pequena subida. Ventos moderados são esperados nas regiões altas, especialmente no Sul.
As temperaturas mínimas variam entre os 15º em Viana do Castelo e os 26º em Portalegre, enquanto as máximas oscilarão entre 26º em Aveiro e Viana do Castelo até 40º em Castelo Branco e Évora.