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Alpine A390: A Nova Era na Vetorização do Binário

O Alpine A390, prestes a ser lançado, destaca-se pelo inovador sistema Active Torque Vectoring, prometendo uma experiência de condução dinâmica e segura.

O Alpine A390, um automóvel desportivo totalmente elétrico, surge agora como o primeiro modelo a integrar o inovador Active Torque Vectoring, um sistema de vetorização de binário desenvolvido pela Alpine.

Equipado com três motores - um situado no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro, um para cada roda - o A390 consegue gerir um binário superior a 800 Nm de forma independente. Como salienta a engenheira de controlo de sistemas, Constance Leraud-Reyser, o sistema permite que a distribuição do binário nas rodas traseiras varie entre 0 e 100 por cento.

Este mecanismo sofisticado gera uma divisão variável do binário, ajustando-se em função do ângulo de direção e da velocidade do veículo, e atuando em milissegundos. Isto permite corrigir potenciais deslizamentos entre as rodas, otimizando a dinâmica em curva e eliminando sinais de sobreviragem ou subviragem.

Dessa forma, o Alpine A390 revela-se um carro "mais responsivo e fácil de manobrar", com a engenheira a afirmar que "a sensação de inércia do tamanho e peso do veículo simplesmente desaparece durante a condução".

Além das vantagens na condução, o sistema também contribui para a segurança, melhorando a tração em condições adversas, como gelo, garantindo que a correção do binário mantém a aderência do veículo ao piso.

O Alpine A390 ainda conta com mais duas soluções de gestão do binário: o Alpine Torque Pre-Control, focado na tração, e o sistema de tração integral e-AWD, que distribui o binário entre os eixos. Juntos, formam um sistema de gestão de binário sinérgico e eficiente.

Os condutores terão acesso a informações em tempo real sobre o funcionamento do Alpine Active Torque Vectoring através de um ecrã integrado no painel de instrumentos.

Este modelo francês apresenta ainda cinco modos de condução, selecionáveis por um botão no volante, que vão desde o modo Save até o novo modo Track, passando pelo Normal e Sport, permitindo personalizar a experiência ao volante e influenciando a distribuição do binário em cada roda.

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