Veículos Elétricos Reduzem Emissões de CO2 Após Dois Anos de Utilização
Um estudo da Universidade de Duke revela que, após dois anos, os carros elétricos emitem menos CO2 do que os modelos a gasolina, destacando o impacto ambiental positivo dos veículos elétricos.
Um estudo recente da Universidade de Duke, publicado na revista PLOS Climate, indica que a utilização de veículos elétricos com baterias de iões de lítio (BEV) resulta numa redução significativa das emissões de dióxido de carbono (CO2) após dois anos de circulação, em comparação com os veículos a combustão interna (MCI).
O setor dos transportes é responsável por aproximadamente 28% das emissões de gases com efeito de estufa nos Estados Unidos, e a crescente aceitação de veículos elétricos surge como uma solução viável para enfrentar os desafios relacionados com as alterações climáticas e a qualidade do ar.
Embora o debate sobre a sustentabilidade das baterias de iões de lítio permaneça em aberto, este estudo utilizou o Global Change Analysis Model (GCAM) para analisar as emissões de CO2 e poluentes atmosféricos em quatro cenários de adoção crescente de veículos elétricos nos EUA até 2050.
A investigação considerou as emissões durante todo o ciclo de vida dos veículos, incluindo a produção de combustível, o fabrico de baterias e a operação de ambos os tipos de veículos. Nos primeiros dois anos, os veículos elétricos geram 30% mais emissões de CO2 em comparação com os veículos a gasolina, principalmente devido ao elevado consumo energético na extração de lítio e na fabricação das baterias.
No entanto, após o segundo ano de uso, os veículos elétricos começam a ter um impacto ambiental mais positivo, reduzindo as emissões cumulativas. À medida que a capacidade das baterias aumenta, espera-se que cada kWh adicional de capacidade de bateria leve a uma diminuição média de 220 kg de CO2 até 2030 e de 127 kg até 2050.
Quando se considera a poluição do ar e os efeitos das alterações climáticas, os danos ambientais associados aos veículos a gasolina ao longo da sua vida útil são 2 a 3,5 vezes superiores aos dos veículos elétricos. Segundo os autores do estudo, "os veículos com motor de combustão interna causam de duas a três vezes mais danos em comparação com os veículos elétricos".
Os investigadores reconheceram que várias suposições foram feitas sobre a quilometragem, a vida útil e o tamanho médio das baterias nos EUA e que o estudo não abrangeu as emissões resultantes das infraestruturas de recarga necessárias para suportar a crescente demanda por veículos elétricos. Contudo, concluíram que, nas próximas décadas, os benefícios dos veículos elétricos deverão aumentar à medida que a eletricidade se torne mais sustentável devido à diminuição do uso de combustíveis fósseis.