Desporto

"Benfica vence, mas árbitro volta a ser alvo de críticas"

João Noronha Lopes exorta Rui Costa a reagir a erros de arbitragem e a agir antes das decisões finais, após vitória suada do Benfica sobre o Estrela da Amadora.

há 8 horas
"Benfica vence, mas árbitro volta a ser alvo de críticas"

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, utilizou as redes sociais este domingo para criticar a actuação da equipa de arbitragem, liderada por Hélder Carvalho, no jogo em que o Benfica derrotou o Estrela da Amadora por 1-0, no Estádio José Gomes.

“A vitória de ontem não apaga as falhas do árbitro. O critério adoptado foi difícil de compreender e prejudicou o andamento da partida, deixando a sensação de que a arbitragem em Portugal continua estagnada”, escreveu Noronha Lopes.

O início da temporada 2025/26 para o Benfica não foi fácil, tendo em conta que o jogo contra o Estrela da Amadora foi o primeiro após o adiamento da jornada inaugural, cuja data foi alterada devido à participação na Liga dos Campeões. No entanto, apesar da vitória, o desempenho da arbitragem não deixou de ser contestado.

Um dos momentos controversos ocorreu aos 58 minutos, quando foi assinalada uma grande penalidade a favor do Estrela da Amadora, convertida por Vangelis Pavlidis, após falta de Atanas Chernev sobre Franjo Ivanovic. Os encarnados, por sua vez, também protestaram por outra possível falta dentro da área, aos 12 minutos, quando Alan Godoy derrubou Nicolás Otamendi.

Esta frustração com a equipa de arbitragem foi evidente, com Ricardo Rocha, adjunto de Bruno Lage, a receber um cartão amarelo ainda antes do intervalo, devido a protestos.

O jogo, embora decidido por um único golo, trouxe à tona questões sobre a qualidade da arbitragem em Portugal. Além disso, as eleições para a presidência do Benfica estão à porta, marcadas para 25 de Outubro, e Noronha Lopes apela à direcção que não deixe passar em branco os erros do passado.

Nesse contexto, surgem também as especulações acerca do futuro do Benfica, após a presidência de Luís Filipe Vieira, que poderá ter um novo treinador, Sérgio Conceição, no horizonte para suceder Bruno Lage.

#Benfica #Arbitragem #EleiçõesBenfica