Cultura

Book 2.0: Um Compromisso com a Leitura em Portugal

A terceira edição do Book 2.0, a realizar em setembro, tem como objetivo elevar os índices de leitura em Portugal, posicionando o país entre os melhores a nível mundial, segundo o presidente da APEL.

10/07/2025 20:35
Book 2.0: Um Compromisso com a Leitura em Portugal

A terceira edição do Book 2.0, agendada para os dias 3 e 4 de setembro na Fundação Champalimaud, em Lisboa, tem como meta ambiciosa incrementar os índices de leitura em Portugal, afirmou Miguel Pauseiro, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Pauseiro destacou a importância de colocar o livro no epicentro da vida comunitária, sublinhando que "é essencial trabalhar em soluções que promovam a inclusão do nosso país entre aqueles que possuem elevados índices de literacia".

Com o tema "A Reinvenção das Espécies", o evento propõe-se ser um espaço de reflexão e diálogo sobre cultural, juventude, economia e questões sociais.

Os dados dos últimos anos revelam um crescimento no mercado livreiro, com aumento superior a 30% entre 2021 e 2024. No entanto, Pauseiro reconhece que "ainda há muito a fazer" para se atingir uma cultura de leitura mais robusta. Ele reiterou que "em termos de leitura, Portugal ainda está aquém, comparado com outros países europeus" e destacou a necessidade de iniciativas que incentivem o hábito da leitura no dia a dia da população.

O programa do evento incluirá palestras de especialistas em áreas como a transição digital, sustentabilidade ambiental e o impacto da inteligência artificial nas práticas editoriais, bem como a apresentação do novo estudo sobre hábitos de compra e leitura em Portugal, com dados recentes que refletem a realidade do país.

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, presente na conferência, reforçou a importância da leitura como parte de um ecossistema cultural mais amplo, destacando que "um país que valoriza o livro promove também a educação e o espírito crítico".

Por fim, o presidente da APEL apontou a intenção de expandir o Book 2.0 para o exterior, indicando um crescente reconhecimento internacional do evento e a possibilidade de levar este projeto a outros países europeus.

#LeituraEmFoco #CulturaEmPortugal #Book20