Auto

BYD desafia o mercado japonês com o novo Racco, um 'kei car' totalmente elétrico

No Japan Mobility Show, a BYD apresentou o Racco, um 'kei car' elétrico com o objetivo de competir com os fabricantes japoneses, no segmento onde são especialistas.

A BYD deu um passo significativo na sua estratégia de crescimento no Japão ao lançar o Racco, um 'kei car' elétrico, durante o Japan Mobility Show, realizado em Tóquio. Este novo modelo pretende posicionar-se como uma alternativa aos tradicionais fabricantes japoneses que dominam este segmento de veículos.

Os 'kei cars', cuja designação significa 'veículo leve' em japonês, são caracterizados por suas dimensões compactas e motores de potência limitada, permitindo um custo mais acessível não só na compra, mas também em termos de seguros e impostos associados. A entrada da BYD neste mercado é vista como uma tentativa ousada, uma vez que a participação de marcas estrangeiras no setor automóvel japonês raramente ultrapassa os seis por cento.

O design do BYD Racco é notavelmente quadrado e inclui quatro portas deslizantes que facilitam a entrada e saída. Embora as especificações técnicas ainda não tenham sido reveladas, é sabido que a potência do veículo estará limitada a 63 cv, em conformidade com a legislação japonesa. O modelo deverá ser alimentado por uma bateria de 20 kWh, proporcionando uma autonomia que pode chegar a 180 km, de acordo com o ciclo WLTP.

A BYD encara o Nissan Sakura como seu principal concorrente, visto que este 'kei car' elétrico é atualmente o líder de vendas no Japão, com um preço aproximado de 14 mil euros.

O governo japonês observa atentamente a evolução deste mercado, com preocupações crescentes acerca da concorrência proveniente da China. Eisuke Mori, líder do grupo parlamentar automóvel do Partido Liberal Democrata, expressou que, apesar do estatuto da indústria automóvel japonesa, a ascensão dos fabricantes chineses no segmento dos veículos elétricos suscita um forte sentimento de alerta.

#BYDRacco #KeiCar #MobilidadeElétrica