Calor extremo: Castelo Branco, Guarda e Bragança sob aviso laranja até domingo
O calor intenso mantém-se em Castelo Branco, Guarda e Bragança até domingo, enquanto outras regiões enfrentam alertas de diferentes níveis por causa das temperaturas elevadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja, o segundo mais sério na sua escala, para os distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança, que estará em vigor até à meia-noite de domingo. Em Viseu e Vila Real, este aviso chega ao fim mais cedo, às 18h00 de sexta-feira, devido à "persistência de temperaturas máximas muito elevadas", que depois passam para um nível amarelo, menos preocupante.
Além desses, Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre também encontram-se sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, sendo a situação semelhante em relação ao aviso amarelo que se mantém até domingo.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até hoje às 18h00, enquanto nas regiões de Coimbra e Leiria este alerta prolonga-se até às 18h00 de sexta-feira e em Faro até domingo.
O IPMA classifica as suas advertências - vermelho, laranja e amarelo - consoante a severidade das condições meteorológicas, que variam de risco elevado a moderado e reduzido.
A previsão aponta para que as temperaturas no interior do país se mantenham elevadas durante hoje e amanhã, acompanhadas por ventos do sul, que poderão ser intensos, aumentando assim o risco de incêndios nas zonas afetadas.
Desde 2 de agosto, Portugal está em alerta devido ao elevado risco de incêndios rurais, tendo ardido 63.247 hectares de floresta, metade dos quais nos últimos 21 dias. O número de incêndios registados este ano já supera os 5.963, com a maior incidência nas regiões do Norte e Centro do país.