País

Calor intenso à vista após dias de temperaturas amenas

O fim de semana promete temperaturas mais frescas, mas a partir de quinta-feira, a onda de calor deverá trazer máximas superiores a 35ºC, especialmente no sul do país.

há 3 horas
Calor intenso à vista após dias de temperaturas amenas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta sexta-feira as previsões meteorológicas para o fim de semana, a 19 e 20 de julho, em Portugal continental.

Conforme informações do IPMA, neste sábado, nas regiões do norte e centro, o céu apresentará "períodos de muita nebulosidade", que devem começar a dissipar-se durante a tarde. Também é possível a ocorrência de "chuva fraca ou chuviscos no litoral", especialmente até ao início da manhã e a partir do final da tarde, com possibilidade de intensificação no Minho ao final do dia. O vento será "fraco a moderado", atingindo cerca de 30 km/h, podendo tornarse "forte" nas áreas montanhosas da região centro. Regista-se ainda uma "pequena subida nas temperaturas mínimas".

No sul do país, prever-se-á um céu "pouco nublado ou limpo", com alguns períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã. A temperatura mínima também deverá subir ligeiramente, exceto na área do sotavento algarvio.

Como estará o domingo? No domingo, as condições meteorológicas não irão mudar significativamente. Esperam-se "períodos de céu muito nublado", embora a nebulosidade diminua gradualmente na tarde, tornando-se geralmente pouco nublado, especialmente no sotavento algarvio. Poderão ocorrer "períodos de chuva no litoral norte", com maior frequência até ao início da manhã, estendendo-se para o interior norte e região centro durante a manhã. Também são possíveis chuviscos fracos e dispersos no Alto Alentejo e na faixa costeira ocidental do sul até ao meio da tarde. O vento manter-se-á "fraco a moderado", podendo soprar com força na costa sul do Algarve e nas áreas montanhosas.

Entra-se na próxima semana, de 21 a 27 de julho, que será marcada por um clima "seco e quente". Após a passagem de um anticiclone dos Açores, que trará temperaturas mais amenas, espera-se um aumento generalizado das temperaturas a partir de quinta-feira, dia 24 de julho. Inicialmente, a semana começará com nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas nos dias 22 e 23. Contudo, com a mudança no fluxo de ar a meio da semana, a previsão é de céu limpo ou pouco nublado e vento mais intenso no litoral Oeste.

A partir de quinta-feira, as temperaturas máximas deverão ultrapassar os 35ºC a sul do Tejo, podendo atingir os 40ºC no fim de semana nas áreas do Vale do Tejo e no Alentejo. É importante destacar a possibilidade de noites tropicais no sul a partir de sexta-feira, uma situação que se deve estender à maior parte do país nas noites de 26 e 27 de julho, mesmo nas zonas mais próximas do litoral, como as áreas metropolitanas do Porto e Lisboa.

Assim, segundo o IPMA, as temperaturas máximas deverão variar entre 23°C e 38°C nas regiões do interior norte e centro, enquanto no sul estarão entre 29°C e 41°C. Nas zonas litorais, as máximas oscilarão entre 21°C e 35°C.

Quanto às temperaturas mínimas, estas deverão situar-se entre 9°C e 20°C nas regiões do interior norte e centro, entre 12°C e 22°C no sul, e nas áreas litorais variarão entre 13°C e 23°C.

#CalorImediato #PrevisãoQuente #VivaOVerão