Candidatos às Autárquicas do Porto: A Corrida pela Câmara Municipal
Com as eleições autárquicas agendadas para 12 de outubro, várias figuras, incluindo estudantes e ex-ministros, preparam-se para disputar o lugar de Rui Moreira no Porto.

À medida que se aproximam as eleições autárquicas de 12 de outubro, o Porto já conta com um conjunto diversificado de candidatos que aspiram ao cargo atualmente ocupado por Rui Moreira. Até ao momento, as candidaturas confirmadas incluem:
- Manuel Pizarro (PS): Médico e antigo ministro da Saúde, Pizarro já teve duas tentativas (2013 e 2017) e ficou sempre em segundo. Promete 5.000 casas a renda moderada e um programa de reabilitação urbana, priorizando a mobilidade e segurança.
- Diana Ferreira (CDU): Psicológa e ex-deputada, Ferreira centra a sua campanha na defesa do direito à habitação, reabilitação urbana e na luta contra a subordinação da cidade a interesses económicos.
- Nuno Cardoso: Engenheiro e antigo presidente da autarquia, agora a concorrer como independente pelo movimento "Porto Primeiro", anuncia a habitação, mobilidade e questões séniores como prioridades.
- Aníbal Pinto: Advogado e representante da Nova Direita, propõe a venda de casas sociais a preços simbólicos, permitindo que os atuais moradores possam comprá-las.
- Pedro Duarte: Jurista e ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, à frente da coligação "Porto Somos Nós", prometeu transporte gratuito para residentes e plantação de 15 mil árvores.
- Sérgio Aires (BE): Sociólogo e vereador sem pelouro, propõe uma gestão que combata a pobreza e a especulação imobiliária.
- Filipe Araújo: Atual vice-presidente e independente, apoiado pelo PAN, promete aumentar o parque habitacional em 2.000 casas e dobrar o número de agentes da Polícia Municipal.
- António Araújo: Médico e candidato à cabeça da lista "Porto à Porto", propõe um túnel subaquático para reduzir o trânsito na ponte da Arrábida.
- Guilherme Alexandre Jorge: Estudante do Volt, com foco na habitação, mobilidade, feminismo e participação cívica.
- Hélder Sousa (Livre): Programador cultural que deseja introduzir 30% de habitação pública em uma década, priorizando também a mobilidade e direitos humanos.
- Miguel Corte-Real (Chega): Gestor e ex-líder do PSD na Assembleia Municipal, defende uma solução governativa de direita, estável e sem complexos.
Com uma população de 248.769 habitantes e uma área de 41,42 quilómetros quadrados, o Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal e o quarto município mais populoso, inserido numa Área Metropolitana de 1,7 milhões de habitantes.
A Câmara Municipal, sob a liderança de Rui Moreira, atualmente não possui uma maioria absoluta, apesar do apoio de um pelouro atribuído a uma ex-militante do PS. A disputa pela próxima liderança promete ser acesa.