Mundo

Conflitos Aumentam em Sweida com Entrada de Tropas do Governo

A cidade drusa de Sweida, na Síria, viveu hoje confrontos intensos após a entrada das forças governamentais, agudizando a tensão na região.

15/07/2025 09:45
Conflitos Aumentam em Sweida com Entrada de Tropas do Governo

Hoje de manhã, a cidade de Sweida, conhecida pela sua população maioritariamente drusa, foi palco de confrontos violentos após a entrada das forças armadas do governo sírio. De acordo com um correspondente da Agência France Presse (AFP) presente no local, a situação tornou-se caótica.

Após um apelo de autoridades religiosas drusas para que os combatentes da comunidade entregassem as suas armas pacificamente, o xeque Hikmat al-Hejri emitiu uma declaração em que exortava a oposição à "campanha bárbara" por parte de Damasco, acusando o governo de violar os acordos e de continuar com os bombardeamentos sobre a cidade.

As forças governamentais já haviam anunciado a entrada em Sweida e a imposição de um toque de recolher, refletindo a gravidade da situação. Esta decisão surgiu após dois dias de confrontos que envolviam inicialmente combatentes drusos e tribos beduínas, resultando em aproximadamente 100 mortos.

Recentemente, Israel, que alegou ter intervido na Síria para proteger os drusos, anunciou ataques direcionados a tanques das forças do governo na mesma região, reforçando a sua posição de não permitir a presença militar no sul da Síria.

Este novo episódio de violência intercomunitária evidencia os desafios enfrentados pelo governo interino de Ahmad al-Chareh, que se instalou no poder após a derrubada do presidente Bashar al-Assad em dezembro, num país que tem sido atormentado por quase 14 anos de guerra civil.

#ViolenciaEmSweida #GuerraNaSiria #ConflitosIntercomunitarios