Contribuição Portuguesa Revoluciona Novo BMW iX3
A apresentação do BMW iX3 em Portugal revela a significativa participação da Critical TechWorks, destacando a fusão entre tecnologia e inovação automóvel.
Na terça-feira, 28 de outubro, a BMW Portugal revelou o aguardado modelo iX3, que conta com um forte input tecnológico proveniente de uma empresa nacional.
A Critical TechWorks, uma colaboração entre o Grupo BMW e a Critical Software que se iniciou há sete anos, emergiu como o principal centro de desenvolvimento de software do grupo na Europa. Atualmente, esta empresa é responsável por cerca de 50% do software integrado no novo iX3.
Entre as inovações destacam-se o Panoramic iDrive, os sistemas de assistência ao condutor, as atualizações remotas e a inteligência artificial, todos geridos a partir de Portugal através desta parceria.
Com um crescimento significativo, a Critical TechWorks conta atualmente com mais de 3.300 profissionais em diversas cidades portuguesas. Durante a apresentação em Lisboa, a diretora de operações da Critical TechWorks, Christine Marconcin, enfatizou: "Hoje, contamos com mais de 3.000 colaboradores a desenvolver software exclusivamente para a BMW". A empresa está no comando do desenvolvimento de aproximadamente 150 produtos de software automóvel.
João Trincheiras, diretor de comunicações corporativas da BMW Portugal, salientou que "há um pouco de Portugal em cada BMW iX3". Este compromisso com a tecnologia nacional estender-se-á a todos os novos modelos BMW e MINI a partir de março de 2026, com a mesma previsão a aplicar-se às motocicletas da marca bávara.
No que diz respeito à gama de automóveis, a BMW pretende lançar 40 novos modelos sob o conceito Neue Klasse, abrangendo inovações e atualizações até 2027.
Além da indústria automóvel, a Critical TechWorks está envolvida no desenvolvimento de software para vendas, pós-vendas e produção nas fábricas, como a de Debrecen, na Hungria, que começará brevemente a produção do iX3.
A Critical TechWorks planeja admitir 300 novos colaboradores em 2025, com uma previsão de crescimento semelhante no ano seguinte. Conforme salientou Christine Marconcin, "nenhum carro deixa a fábrica da BMW sem a contribuição da Critical TechWorks".
O BMW iX3 da Neue Klasse é equipado com quatro 'supercérebros' – sistemas computacionais avançados – que gerem diferentes facetas do veículo, incluindo o sistema 'The Heart of Joy', que controla a tração, direção, suspensão, regeneração de energia e travagem.
No interior, uma nova interface digital, o Panoramic Vision, oferece um ecrã central tátil ligeiramente inclinado para o condutor, head-up display 3D e o inovador Panoramic iDrive com realidade aumentada no para-brisas. Este sistema, que foi lançado em janeiro na CES em Las Vegas, estreia-se no iX3 e encontrará aplicação nos futuros modelos da Neue Klasse.
A Critical TechWorks desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da interface e das aplicações de infoentretenimento, assim como na experiência de áudio. O novo sistema operativo, o BMW Operating System X, foi criado com a colaboração de mais de 500 pessoas da Critical.
Além disso, o BMW iX3 inclui funcionalidades como atualizações 'over-the-air', inteligência artificial e modos de condução, com um forte envolvimento da Critical TechWorks. Luís Cruz, um dos responsáveis da empresa, revelou que cerca de 250 engenheiros da joint venture se dedicam exclusivamente a desenvolver as capacidades de condução autónoma e assistência.
No que respeita à conectividade do veículo, Inês Maia, outra responsável da equipa, indicou que aproximadamente 250 pessoas estão focadas exclusivamente nesta área.