Contribuições para Fundos de Pensões Aumentam em 47%, Totalizando 672 Milhões
Em 2024, as contribuições para fundos de pensões ascenderam a 672 milhões de euros, refletindo um aumento de 47% face ao ano anterior, revela o regulador de seguros.

Os dados recentes divulgados pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) indicam que as contribuições para fundos de pensões em 2024 totalizaram 672 milhões de euros, representando um crescimento significativo de 47% em relação a 2023.
Desagregando os números, 56% das contribuições foram direcionadas para planos individuais, um aumento considerável em relação aos 41% registados no ano anterior. O restante corresponde a contribuições para planos profissionais.
Em termos de rendibilidade, os planos profissionais de contribuição definida apresentaram um rácio mais elevado, alcançando 6%, em comparação com os 5,3% dos planos individuais. Esta discrepância pode ser atribuída ao perfil de risco associado às políticas de investimento, especialmente nos fundos de pensões fechados, conforme mencionado no Relatório de Regulação e Supervisão da ASF.
No final de 2024, contabilizavam-se 509.090 participantes e 117.954 beneficiários nos fundos de pensões. Além disso, os ativos totais dos fundos atingiram 19,3 mil milhões de euros, dos quais 75% estavam alocados em planos profissionais de benefício definido.