Economia

Desaceleração no crescimento dos depósitos de particulares continua por oitavo mês consecutivo

O Banco de Portugal revela uma redução na taxa de crescimento dos depósitos de particulares, que atingiram 195.814 milhões de euros em junho.

25/07/2025 13:40
Desaceleração no crescimento dos depósitos de particulares continua por oitavo mês consecutivo

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o stock de depósitos de particulares registou um crescimento de 5,2% no mês de junho, face ao ano anterior, totalizando 195.814 milhões de euros. Este aumento marca o oitavo mês de desaceleração consecutiva.

Em comparação a maio, a taxa de variação anual (tva) situava-se em 5,6%. Em termos mensais, o stock de depósitos de particulares teve um incremento de 1.740 milhões de euros.

A evolução positiva foi impulsionada por um acréscimo de 1.500 milhões de euros nas responsabilidades à vista, predominantemente constituídas por depósitos à ordem, e de 240 milhões de euros nos depósitos a prazo, que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso.

No que diz respeito aos depósitos das empresas em bancos residentes, estes contabilizavam cerca de 70.322 milhões de euros no final de junho, representando uma diminuição de 274 milhões de euros em relação ao fim de maio.

Comparando com junho de 2024, o crescimento dos depósitos das empresas foi de 6,7%, uma queda em relação ao 7,1% registado em maio, embora ainda superior à média da área do euro.

#DepósitosEmQueda #EconomiaEmAnálise #CrescimentoFinanceiro