País

Desaparecimento de Francisca: Novo bilhete e controvérsias sobre o namorado

Francisca dos Santos, brasileira de 44 anos, está desaparecida desde 20 de junho em Tabuaço. Surpreendentes revelações sobre a sua relação e o seu misterioso namorado surgem à tona.

há 3 horas
Desaparecimento de Francisca: Novo bilhete e controvérsias sobre o namorado

Francisca dos Santos, uma cidadã brasileira de 44 anos, desapareceu no dia 20 de junho, quando saía de casa para colocar o lixo no exterior, em Tabuaço, no distrito de Viseu. Aproximadamente um mês após o seu desaparecimento, novos detalhes sobre o caso começaram a emergir, levantando questões sobre a sua vida.

Segundo informações do irmão de Francisca, Antônio Santos, a mulher deixou um bilhete dentro de uma bíblia, onde expressava o seu amor pelo namorado, identificado como Luís. Antônio confirmou a autenticidade da letra, afirmando que parece a da irmã.

No bilhete, que foi encontrado entre as páginas da bíblia, Francisca mencionava: "Tenho um casamento com Luís Jesus, a quem amo muito e estou muito feliz e grata". O senhorio de Francisca, Ismael Tomé, declarou também à SIC Notícias que ela deixou uma carta que abordava a "desilusão", além de encontrar na casa uma aliança e diversos bilhetes que davam a entender que ela poderia estar insatisfeita na relação.

Luís, o namorado, que se apresentou como médico cirurgião plástico em Lisboa à família, está a ser investigado após ter sido o primeiro a notificar o desaparecimento de Francisca. A família, no entanto, questiona a veracidade da sua profissão. Apesar de manterem contacto frequente com ele, nunca conseguiram vê-lo nos apartamentos que afirmava possuir em Lisboa.

O homem, na casa dos 50 anos, fez contacto inicial com a mãe de Francisca no dia do desaparecimento, fazendo referência a um antigo namorado da mulher e levando-a a desabafar sobre essa situação.

Após informar a família, Luís não se fez mais ouvir, exceto para enviar mensagens à mãe de Francisca, afirmando que não estava envolvido no desaparecimento.

A Polícia Judiciária (PJ) assumiu a investigação, com a Guarda Nacional Republicana (GNR) a realizar buscas sem obter resultados. De acordo com o canal Now, a PJ já ouviu várias testemunhas, incluindo Luís, que após o depoimento se encontra em liberdade, apesar da apreensão do seu telemóvel.

Adicionalmente, Antônio Santos falou sobre uma dívida de seis mil euros que Luís havia emprestado à irmã, que foi quitada antes do seu desaparecimento. O irmão de Francisca também começou a vender alguns bens da irmã, já que o senhorio exigiu a entrega da casa.

A família tem recorrido ao apoio das autoridades brasileiras, incluindo o Itamaraty, que confirma estar a acompanhar o caso. Apesar dos esforços para encontrar Francisca, o seu paradeiro continua desconhecido.

#DesaparecimentoFrancisca #JustiçaParaFrancisca #MistérioSemResolução