Erupção vulcânica na Islândia marca o nono evento desde o final de 2023
Um vulcão na Península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção esta manhã, conforme revelaram as autoridades, sendo a nona erupção na região desde o final do ano passado.

A erupção iniciou-se pouco antes das 04h00, hora local (05h00 em Lisboa), de acordo com informações do Gabinete Meteorológico da Islândia.
Até ao momento, a erupção não parece afetar o tráfego aéreo internacional, ao contrário do que aconteceu em 2010, quando uma erupção em outra parte da Islândia resultou em severas interrupções nos voos devido às cinzas vulcânicas.
A emissora RUV reportou que a aldeia de Grindavik, localizada nas proximidades da atividade vulcânica, foi evacuada.
Na verdade, a maioria dos cerca de 4.000 habitantes de Grindavik já tinha sido retirada antes da primeira erupção no final de 2023, e muitas casas na área foram adquiridas pelo governo desde então.
Após um longo período sem atividade, os vulcões da península despertaram em março de 2021, assinalando o início de uma nova fase com um aumento significativo na atividades sísmica.
Os vulcanologistas acreditam que a região entrou em uma nova era de atividade vulcânica. Importa mencionar que a Islândia possui 33 sistemas vulcânicos ativos, mais do que qualquer outro país europeu.