Auto

Espanha moderniza segurança rodoviária com novo dispositivo de sinalização

A partir de janeiro de 2026, o triângulo de pré-sinalização de emergência será substituído em Espanha por um dispositivo de segurança inovador, o V-16, que não é obrigatório para viaturas portuguesas.

há 2 horas
Espanha moderniza segurança rodoviária com novo dispositivo de sinalização

Em busca de aumentar a segurança nas estradas, Espanha anunciou que a partir de 1 de janeiro de 2026, o tradicional triângulo de pré-sinalização de emergência deixará de ser utilizado. Este dispositivo será substituído pelo V-16, também conhecido como ‘Help Flash’.

O V-16 é um sinalizador luminoso intermitente que deve ser colocado no tejadilho do veículo, permitindo que os ocupantes permaneçam dentro do carro durante uma situação de emergência, como uma avaria ou acidente. Com uma visibilidade de 360 graus e a uma distância de até um quilómetro, este novo aparelho promete aumentar a segurança dos condutores, diminuindo o risco de exposição ao tráfego.

Além de reduzir a possibilidade de acidentes secundários, o V-16 oferece uma resposta mais eficiente dos serviços de emergência e fornece informações em tempo real aos outros utilizadores da via.

A partir da data indicada, será obrigatório que todos os veículos com matrícula espanhola utilizem este novo dispositivo, que deve estar homologado e conectado à plataforma DGT 3.0. Uma das principais características do V-16 é a sua capacidade de transmitir a localização do veículo às autoridades.

É importante ressaltar que a exigência do V-16 se aplica apenas aos veículos com matrículas espanholas. Assim, se um condutor português viajar em Portugal com um veículo registado, o triângulo clássico continua a ser válido. Além disso, os condutores espanhóis que viajarem em território português estão autorizados a usar o V-16.

Em Portugal, o 'Help Flash' já está disponível para compra, mas ainda não é uma obrigatoriedade, e o triângulo tradicional deve continuar a ser utilizado, mesmo que complementado pela nova tecnologia.

O Auto ao Minuto entrou em contacto com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes para averiguar se existem planos para a introdução formal do dispositivo em Portugal, mas até ao momento da publicação, não obteve resposta.

#SegurançaRodoviária #InovaçãoNosTráfegos #V16