Mundo

EUA apoiam Polónia com 3,4 mil milhões para reforço militar

Os EUA anunciaram um financiamento de 4 mil milhões de dólares à Polónia para aquisição de armamento, consolidando a parceria no âmbito da NATO.

25/07/2025 23:05
EUA apoiam Polónia com 3,4 mil milhões para reforço militar

Os Estados Unidos asseguraram um financiamento à Polónia no montante de 4 mil milhões de dólares, cerca de 3,4 mil milhões de euros, destinado à aquisição de equipamento militar americano, conforme revelou o Departamento de Estado.

Este apoio será disponibilizado através do programa de Financiamento Militar Estrangeiro (FMF), que, segundo a diplomacia americana, representa um "apoio substancial que reflete o sério compromisso da Polónia com a sua defesa e com a partilha do ónus da segurança colectiva da NATO".

A Polónia é, segundo os EUA, "um dos aliados mais fortes e fiáveis na Europa" e desempenha um papel crucial no flanco leste da NATO, além de ser um líder em termos de investimento em defesa.

Desde 2023, a nação tem realizado investimentos significativos na modernização das suas forças armadas. Este esforço inclui a aquisição de equipamento militar americano, como os helicópteros Apache, o Sistema de Reconhecimento de Radar de Superfície e Espaço Aéreo, os sistemas de artilharia HIMARS e o sistema de defesa antimíssil Patriot.

Este investimento urgente está diretamente relacionado com a invasão da Ucrânia pela Rússia e o consequente aumento da capacidade militar de Moscovo, que motivou os países do flanco leste da NATO a fortalecerem a sua defesa.

O novo suporte à Polónia reforça, segundo o Departamento de Estado, "o compromisso dos EUA com parcerias bilaterais sólidas, fundamentadas no respeito mútuo, na partilha de investimentos e em prioridades estratégicas".

A colaboração entre os Estados Unidos e a Polónia é vista como crucial para garantir o futuro da NATO, dissuadindo agressões e defendendo a liberdade, a soberania e a paz na Europa.

Além disso, o programa de empréstimos FMF é um impulso significativo para a indústria e inovação americana, apoiando a criação de empregos e a produção de "sistemas fiáveis e comprovados, construídos pela melhor base industrial de defesa do mundo".

#ApoioMilitar #SegurançaNATO #ParceriaEUAPolónia